segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Identificando doenças,pelas unhas

Hoje não vamos falar da beleza das unhas,e sim como identificar problemas atravez delas.

A matéria a baixo foi pega no site   http://www.nordestetudotem.com/    porque eu não tenho conhecimento de todos os problemas nas unhas,por isso eu não teria como explicar para vocês.

A nutricionista Vanessa Pimentel, especializada em Obesidade e Fisiologia do Exercício pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), mostra como identificar as possíveis problemas e usar a alimentação a favor da sua beleza e saúde.

Pequenos sinais hemorrágicos: falta de vitamina C. A deficiência deste nutriente, que também é oxidante, é a principal causa do escorbuto. Boas fontes são as frutas cítricas e as folhas de cor verde escuro. Para que sejam devidamente absorvidos pelo organismo, estes alimentos devem ser consumidos frescos e crus.

Manchas brancas: sugere quadro de deficiência em selênio e zinco. A falta de selênio pode aumentar o colesterol e causar problemas cardíacos. Ele é amplamente encontrado no gérmen de trigo, tomate, tominho e milho, entre outros cereais. Já a falta do zinco é muito mais séria para o organismo. Doenças como câncer, diabetes, obesidade e retardamento do crescimento estão relacionadas a esta deficiência.

Manchas vermelhas: remete ao excesso de selênio, que pode causar dermatites, fadiga muscular, quadro pulmonar e lesão no sistema nervoso central.

Unhas grossas e espessas/Unhas pequenas e com estrias: são resultado de uma dieta pobre em vitamina A. Ela é essencial para a formação dos tecidos epiteliais, estruturação óssea e queritinização. É encontrada em folhas de cor verde escuro, legumes alaranjados e alguns derivados animais.

Unhas quebradiças (associadas à queda de cabelo, palidez e cansaço): possível deficiência de ferro, que pode levar à anemia.

Unhas frágeis (associadas à pele seca com descamação e queda de cabelos): pode identificar uma deficiência em cálcio. O cálcio é o maior responsável pela constituição dos ossos e sua maior fonte é o leite.

Pregas transversais: baixa ingestão protéica, que pode resultar em subnutrição ou anemia. As carnes são as maiores fontes de proteína.

Um comentário:

  1. oiiiiiii

    o seu blog é muito legal!!

    já estou seguindo
    bjoss

    adoravelnecessaire.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim,e para o blog,Obriigada ♥